quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Madona do Cravo - Leonardo da Vinci



Madona do Cravo ou A Virgem do Cravo é uma pintura feita por Leonardo da Vinci entre os anos de 1478 e 1480, é um óleo sobre painel, com dimensões de 52 x 47,5cm. A Pintura retrata a Madona (que aparenta estar de pé) atrás de um balcão, no qual o há uma almofada ( de cor aproximada ao dourado e ao marrom) onde o Menino está sentado ao olhar para a flor do cravo (que tem cor vermelha) que Madona  (daí o nome Madona do Cravo) está a lhe mostrar para onde está a orientar seus bracinhos, em cima do balcão encontra-se também parte da vestimenta da Madona que sobre ele "escorre" em tons azul e dourado, havendo ainda sobre esta bancada que aparenta ser madeira uma espécie de jarro com azelhas em um tom quase dourado o mesma tonalidade da parte mais superior(a boca do jarro) e mais inferior(o fundo do jarro) que porta uma bela planta modestamente florida. Madona usa uma vestimenta de cor avermelhada que sobre ela há outra de tom azulado na parte exterior e dourada na parte interior, dotada de uma expressão serena em seu rosto, envolve suavemente (com a mão que não segura a flor do cravo) o Menino que por sua vez demonstra curiosidade para com a flor. Madona e o Menino são dotados do padrão de beleza estética da época.
Em segundo plano tem-se quatro janelas que revelam o exterior dotado de montanhas que aparentam estar a refletir a luz do sol (em um nascer do sol ou em um por do sol) e uma modesta vegetação.
Leonardo da Vinci usou bem seus conhecimentos da anatomia do corpo humano aplicando-os de forma exemplar nessa pintura, sua técnica de jogo de sombra e luz também é notavelmente percebido, dando assim à pintura uma impressão tridimensional.

Sites Consultados : Wikipédia

Um comentário: