terça-feira, 1 de novembro de 2011

A Virgem dos Rochedos (Versão de Londres) - Leonardo da Vinci




Foi feita em óleo sobre painel nos anos de 1495 - 1508, a pintura "A Virgem dos Rochedos" (versão de Londres)  pintada em sua maior parte por Leonardo da Vinci, mede 189,5 x 120 cm,  esta versão provavelmente é uma cópia da versão de Louvre que é um óleo sobre madeira, também pintada  em sua maior parte por Leonardo (segundo a maioria do estudiosos), essa versão (de Louvre) foi feita nos anos 1843 - 1846 e mede 199 x 122 cm.
Na versão de Londres a Virgem Maria de túnica azul, envolve com seu braço direito, de forma protetora, a criança ao seu lado que seria o Menino Jesus, que por sua vez ostenta uma cruz com uma longa haste, enquanto do outro lado de Maria está o anjo Uriel que faz um gesto parecido com o da Virgem ao envolver a outra criança, porém com o braço esquerdo.
A Virgem dos Rochedos é uma das primeiras telas que nos dá impressão tridimensional da imagem, nessa obra Leonardo mostra seus dons de anatomia e utiliza sua técnica de contraste de luz e sombra, o Chiaroscuro.

Curiosidades:

No ano de 2005, com auxílio da tecnologia infravermelha foi descoberto um desenho oculto por baixo da obra "A Virgem dos Rochedos" (versão de Londres), esse desenho retrata uma mulher ajoelhada, que segura uma criança com u dos braços enquanto mantém o outro esticado.

Além das duas crianças serem idênticas, o menino que está ao lado de Maria, e que seria este, o Menino Jesus, está ajoelhado e mostra subserviência e submissão, enquanto o menino que está ao lado do anjo Uriel abençoa ao Menino Jesus.

É uma obra bem enigmática, com várias teorias sobre o seu significado.

 Sites Consultados : Wikipédia, Dominio Público e Sunrise Musics

Um comentário: